Media Training: preparando porta-vozes para o contato com a mídia

por | Assessoria de comunicação

Quando pensamos em atletas de elite – que recebem altos salários e grande atenção por conta de sua performance – é impensável imaginar que algum deles alcance esse nível sem treino constante. A excelência exige preparo.
Da mesma forma, executivos que atuam como porta-vozes de suas organizações também precisam se preparar. Treinar a comunicação com a imprensa é essencial para que estejam prontos para representar a empresa com clareza, segurança e estratégia, especialmente em momentos delicados.

O processo de treinamento para porta-vozes é chamado de media training. A proposta é desenvolver “musculatura” com habilidades específicas para tratar com jornalistas. Ao contrário do que muitos fazem parecer, ninguém nasce pronto para lidar com um escândalo ou um jantar de relacionamento com profissionais de imprensa. 

Geralmente, o media training dura um dia e deve ser repetido a cada seis meses para manter a execução das técnicas em dia. Trata-se de um investimento pequeno, se for considerado o ganho em reputação e confiança de clientes, fornecedores, investidores e demais steakholders. Performar mal em um momento de crise, por exemplo, pode levar por água abaixo o trabalho feito por anos pelos times de marketing, publicidade e vendas.

Agora, vamos conhecer os principais pontos do treinamento:

Ambientação

Os executivos são apresentados ao funcionamento da imprensa, especialmente dos grandes veículos de comunicação. Como a notícia chega às redações? Como as matérias são produzidas? O tempo da imprensa é o tempo da burocracia das organizações? Quais são os limites legais para o exercício do jornalismo? Os repórteres são tendenciosos ou apenas não estão interessados em deixar o board confortável?

Entrevistas

A partir da análise de entrevistas famosas, os executivos são apresentados aos discursos que funcionam e àqueles que podem ser um desastre diante de um jornalista experiente. Da vestimenta à linguagem corporal e o ritmo da fala, o que impacta diretamente na transmissão eficaz da mensagem para transmitir confiança?

Mão na massa

Existe a possibilidade de convidar jornalistas para o media training e colocá-los frente a frente com os executivos para a simulação de entrevistas individuais, coletivas e quebra-queixo, onde são feitas perguntas espinhosas. Nestas situações didáticas, em que a empresa não tem o controle da narrativa, é essencial não perder a calma e manter o foco na mensagem-chave mesmo em situações incômodas. Passar pelo treinamento faz com que, na hora do vamos ver, nada seja novidade para o executivo.

Estratégia para a crise

São inúmeros os casos de executivos que, bem-sucedidos nos negócios a partir do bom relacionamento com seus pares e clientes, pensam estar prontos para lidar e dominar a relação com repórteres em momentos de crise e acabam sendo engolidos pela imprensa. Para gerenciar crises com sucesso é preciso traçar uma estratégia levando em consideração transparência, confiabilidade, eficácia e até silêncios calculados. 

Relacionamento

O treinamento reforça a importância de fomentar constantemente o relacionamento com jornalistas. Ser considerado uma fonte séria e confiável pelos repórteres traz diversas oportunidades de exposição positiva, facilita a aceitação dos temas propostos pelas organizações à imprensa e garante boa vontade na hora das crises.

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