No último sábado, 12/07, eu e a Vanessa Manso estivemos no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo, a convite do I’Max (parceira da Lupacom no serviço de mailing). Tivemos a oportunidade de assistir à palestra da Fernanda Lara, CEO do I’Max, que trouxe novas luzes sobre o projeto Mais Pelo Jornalismo (MPJ), criado por ela e que surge de verdade como apoio ao jornalismo regionalizado, em meio ao caos que vive o setor ano a ano.
O MPJ é uma iniciativa estratégica de enfrentamento aos chamados “desertos de notícias”. Um programa que oferece infraestrutura tecnológica completa e gratuita: hospedagem, cibersegurança, SEO e ferramentas para que sites jornalísticos regionais e/ou de pequeno porte possam se manter e crescer em suas comunidades. O objetivo é fomentar até 1.000 portais de notícias em todo o país.
“Mais do que fortalecer o setor diante de um cenário de constante fechamento de veículos de comunicação, o MPJ pretende ser uma rede de apoio mútuo, para que aqueles que são vozes em suas comunidades tenham o respaldo necessário para se manterem relevantes”, explicou.
Ao longo da palestra, Fernanda trouxe o relato de um dos publishers bolsistas, já integrado à rede. Angelo Batecini, diretor e editor do portal São Marcos Online, destacou a importância do suporte técnico oferecido pelo MPJ, como uma forma de dar oportunidade para o publisher se dedicar de forma mais exclusiva à cobertura jornalística.
Fernanda anunciou também a meta de ter a própria plataforma de publicidade programática até o primeiro trimestre de 2026, com anúncios institucionais que promovam o jornalismo local e destacou iniciativas como o licenciamento de conteúdo para veículos da rede MPJ.
Durante a palestra, ficou claro que o foco do investimento não é apenas em tecnologia, mas em resiliência jornalística. E que, ao colar cada portal de notícias (ou jornalista segmentado) ao ecossistema, o MPJ estáprotegendo a diversidade de vozes, especialmente onde poucos ou nenhum meio cobre. Tudo isso sem abrir mão de padrão, segurança e, é claro, a busca por rentabilidade.
Quer saber mais sobre o MPJ? A Fernanda estará no Lupacast em breve explicando mais a respeito do projeto. Aguarde!
